24/04/2023

Gestoras e gestores do PJe na Justiça do Trabalho se reúnem em Brasília para discutir melhorias no sistema



A Coordenação Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho e coordenadores (as) dos Subcomitês Regionais se reuniram, na quarta-feira (19), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, para discutir o aprimoramento do sistema. O evento foi organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Aprimoramento e Governança 

Segundo o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, o objetivo da reunião foi apresentar a proposta de aprimoramento do modelo de desenvolvimento da principal ferramenta da Justiça do Trabalho para o processo judicial. Ressaltou ainda que, além do PJe como principal ferramenta, o sistema tem, em torno dele, 67 módulos, serviços, satélites ou componentes que dizem respeito à gestão do processo judicial em meio eletrônico.

“Mais do que falar do software PJe, nós temos um desafio que é a tecnologia para a gestão do processo judicial. O momento atual da tecnologia e as necessidades dos nossos usuários, exigem que o nosso modelo de desenvolvimento e de evolução se aprimorem”, disse. “A melhor maneira de fazer isso hoje é em um conceito de plataforma comunitária, com o trabalho colaborativo”, completou.

Produtos nacionais

Durante o evento, foi apresentado o Novo Modelo de Gestão de Produtos Nacionais, que tem como desafio a gestão de todo o ciclo de desenvolvimento de software.

Também foi discutido o processo de desenvolvimento, integração, testes, homologação e implantação da versão do PJe, bem como módulos e satélites, o cronograma de versões PJe e a governança do sistema diante do novo modelo proposto. Outros temas discutidos foram a transição do PJe-JT para a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ) e a implantação do Plenário Eletrônico e Secretaria Eletrônica no PJe.

As coordenadoras e os coordenadores do sistema nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) ainda deram sugestões de encontros periódicos e de capacitação, atualização do guia de infraestrutura para o PJe, além de perspectivas para migração para serviços em nuvem e sobre a unificação do PJe.

Construção colaborativa

Para a juíza Odaise Martins, do Subcomitê Regional dos Sistemas PJe e PJeCor do TRT da 8ª Região (PA/AP), o encontro proporcionou um ambiente de importante colaboração entre os TRTs para o aprimoramento da principal ferramenta de gestão do processo judicial da Justiça do Trabalho. “Como usuária do serviço do primeiro grau, eu acho muito importante a questão de ouvir o usuário do serviço para poder implementar qualquer modificação necessária no PJe”.

E a ideia de colaboração foi reforçada pelo secretário-geral do CSJT, que destacou o papel do Conselho na governança de gestão do sistema, mas ressaltou que todos os TRTs precisam ser protagonistas no desenvolvimento. Citou o protagonismo dos tribunais e dos comitês que estão à frente do PJe e das ferramentas de soluções para a gestão do processo judicial. “Vamos caminhar para cada vez mais termos um modelo colaborativo, para que possamos continuar evoluindo”.

Fonte: CSJT