03/10/2019

Assojaf-MG integra campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama



A Assojaf-MG integra a campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama e conclama todas as Oficialas de Justiça a se atentarem para a importância da prevenção e dos exames periódicos, além do diagnóstico precoce da doença.

Em Minas, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2019 é do registro de 5.360 novos casos, sendo 1.060 em Belo Horizonte. Dados do Instituto Oncologia mostram que mais de 35% das mulheres descobrem o câncer de mama em estágio localmente avançado ou metastático, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos.

Mundialmente, o mês de outubro é dedicado aos cuidados femininos para prevenção de uma das doenças que mais matam mulheres. Há quase três décadas, a ação Outubro Rosa alerta para a importância de conhecimento do próprio corpo. Além do autoexame, em que as mulheres tocam as mamas com as pontas dos dedos para identificar se há algum nódulo, a campanha alerta para a importância de se fazer a mamografia, a forma mais eficiente de identificar a doença na fase inicial.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 diante da necessidade de promover ações educativas para frear o avanço desse mal. Com um simples autoexame e a realização da mamografia é possível detectar o câncer de mama precocemente.

Colega Oficiala de Justiça! O exame periódico é o melhor método contra o câncer!

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo