02/02/2021

Novos presidentes da Câmara e Senado articulam aprovação da PEC Emergencial e Reforma Administrativa



Eleitos em primeiro turno na noite desta segunda-feira (1º), em sessões presenciais no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) e Arthur Lira (PP/AL), têm objetivos claros no comando das Casas Legislativas: retomar a agenda de reformas do governo, entre elas a PEC Emergencial (186/19) e Reforma Administrativa (32/2020). Essa movimentação põe em alerta o conjunto do funcionalismo.

Os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro conseguiram vitórias expressivas sobre os principais adversários. Em entrevistas que antecederam as eleições, Arthur Lira já falava sobre a possibilidade de aprovação da PEC Emergencial e da Reforma Administrativa ainda no primeiro semestre, caso fosse eleito. 

Já Rodrigo Pacheco afirmou que a Reforma Administrativa, Tributária e as PEC’s do Plano Mais Brasil 186,187 e 188/19, serão prioridades no Senado.

Movimento a Serviço do Brasil

Uma reunião do Movimento a Serviço do Brasil, na última quarta-feira (27), definiu detalhes da próxima fase da Campanha Nacional de Valorização dos Serviços Públicos e contra a Reforma Administrativa, iniciada em novembro de 2020.

Depois das eleições na Câmara e Senado, as próximas semanas serão estratégicas. O momento é de unidade de toda a categoria em defesa do funcionalismo, uma vez que governo e parlamento querem avançar com as reformas que atingem diretamente os servidores públicos e à sociedade. 

A Assojaf-MG integra o Movimento e atua no combate ao desmonte do serviço público proposto pelas matérias em análise no Congresso Nacional. 

Fonte: Fenajufe, editado por Caroline P. Colombo