12/04/2021

Prova de vida de aposentados e pensionistas da Justiça do Trabalho é suspensa



 A presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, editou, na terça-feira (06), o Ato CSJT.GP.SG 40/2021, que dispensa, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a realização de prova de vida para a atualização cadastral anual de aposentados e pensionistas na Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

A suspensão ocorre em caráter excepcional e por tempo indeterminado. Depois do restabelecimento do atendimento presencial nos Tribunais Regionais do Trabalho, o período de suspensão da prova de vida expira 60 dias após o retorno presencial.

Pandemia

Segundo o documento, a forma típica e segura para a realização de prova de vida exige interação em ambiente presencial, o que deve ser evitado, em especial, no atual momento da pandemia. O normativo leva em conta também o estado de calamidade pública que perdura em diversos entes da federação, cujo atendimento de contaminados pelo sistema público e privado de saúde está limitado.

Fonte: CSJT