11/06/2021

Entidades pressionam Lira pela suspensão da PEC 32



Entidades que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço público entregaram, nesta quinta-feira (10) um abaixo-assinado ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, pela suspensão da Reforma Administrativa.

A petição, com quase 130 mil assinaturas, reivindica a paralisação do andamento da PEC 32. É consenso entre os dirigentes que a pausa na tramitação é o mínimo de respeito que o governo deve ter com a população brasileira que já conta com quase 480 mil mortos pela Covid-19.

Arthur Lira utilizou da mesma narrativa que o governo vem usando para enganar os servidores sobre os efeitos da Reforma e deixou claro que o governo vai se empenhar na aprovação da proposta. O presidente da Câmara insiste na tentativa de convencer a todos de que a matéria não afetará os atuais servidores.

Mas a defesa da classe trabalhadora para derrubar essa proposta, no entanto, vai muito além. A aprovação da Reforma administrativa vai desencadear uma série de prejuízos e retirada de direitos para toda a sociedade. A população perderá a cidadania sem acesso a serviços como educação, saúde e justiça.

Nesta mesma data, houve a eleição dos nomes do presidente e do relator da Comissão Especial que vai analisar a proposta. O deputado Fernando Monteiro (PP/PE) foi eleito presidente da Comissão Especial, e para fazer a relatoria o escolhido foi a deputado Arthur Maia (DEM/BA)

Além da Fenajufe, participaram Fenasps, Condsef, SindiMPU e outras entidades de representações do serviço público. Parlamentares como Alice Portugal (PCdo B/BA), Rogério Correa (PT/MG), Jandira Feghali (PSOL/RJ), Professor Israel (PV/DF), Alessandro Molon, (PSB/RJ), Marcelo Freixo (PSOL/RJ), Bira do Pindaré (PSB/MA), Perpétua Almeida (PC do B/AC), Aliel Machado (PSB/PR), Bohn Gass (PT/RS), Danilo Cabral (PSB/PE) e o deputado Alencar Santana (PT/SP) também integraram a entrega do documento.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com a Fenajufe