12/11/2021

Após 44 anos de oficialato, ex-presidente da Fenassojaf é homenageado por aposentadoria




O ex-presidente da Fenassojaf Neemias Ramos Freire foi homenageado pelo Núcleo dos Oficiais de Justiça do Sintrajud, diante da efetivação da aposentadoria do cargo no TRT da 2ª Região.

Foram 44 anos dedicados ao oficialato e ao serviço público, além de ocupar cargos de liderança nas entidades representativas da categoria, não apenas na Fenassojaf, como na fundação da Fenajufe, Aojustra e no sindicato dos servidores de São Paulo.

A reunião do Núcleo, ocorrida em 25 de outubro, contou com a participação de representantes dessas entidades, em um momento de homenagem e agradecimento pelos anos devotados aos Oficiais de Justiça.

O presidente da Associação Nacional João Paulo Zambom destacou o empenho de Neemias Freire em servir os servidores públicos. “Desde o início de sua carreira e trajetória, ele sempre se dedicou muito para o serviço público, para o servidor público, para os Oficiais de Justiça”, disse.

Zambom lembrou a atuação do Oficial de Justiça de SP como o presidente que esteve à frente da transformação da Fenassojaf em uma Associação Nacional de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. “Ele esteve à frente desse difícil processo com muita lealdade e muita honestidade a todos”.

A vice-presidenta Mariana Liria também esteve na reunião e falou sobre o aprendizado obtido durante a gestão da presidência de Neemias na Associação. “Neemias é uma pessoa completamente desprovida de ego, que divide os espaços, dá as oportunidades e dá a escada para você subir. Ele caminha junto, te abraça, te leva no colo a maior parte das vezes e está sempre ali aplaudindo os resultados conquistados em conjunto”.

O diretor Malone Cunha compareceu à sala virtual e acompanhou como telespectador a homenagem.  

O presidente da Assojaf-15 Vagner Oscar de Oliveira enalteceu a postura e humildade do ex-presidente da Fenassojaf na condução de classe. “Essas são características de um grande homem e o Neemias congrega tudo isso”.

O diretor da Aojustra Thiago Duarte Gonçalves ressaltou a alegria contida no ex-presidente da Fenassojaf de ser Oficial de Justiça. “Neemias sempre teve orgulho de ser Oficial de Justiça e não é à toa que sempre foi muito atacado e sobreviveu a muitas críticas injustas”.

Coordenador da Fenajufe e diretor da Assojaf-SP, o Oficial de Justiça Erlon Sampaio também enfatizou a atuação de Neemias Ramos Freire no serviço público, “sobretudo no Poder Judiciário. É difícil falar do aprendizado que tivemos sem falar do Neemias”.

Além deles, os dirigentes Rodrigo Bezerril Coutinho e Marcos Trombeta (Assojaf/SP), Olizeo Tissi (Aojustra) e Ivo Oliveira Farias (coordenador do Núcleo do Sintrajud) também falaram sobre a convivência com o homenageado.

Depois de todas as manifestações, Neemias se disse um privilegiado não apenas pela aposentadoria e pelas pessoas com quem conviveu ao longo da trajetória. “Eu aprendi que as pessoas são como elas são e eu consegui superar muita coisa com essa lição de compreender a limitação das pessoas e não querer que elas sejam como eu quero”.

O ex-presidente da Fenassojaf também falou do orgulho em ser Oficial de Justiça e considerou a aposentadoria “um prêmio” para a vida funcional. “E o prêmio para a minha vida de atividade sindical e associativa se dá por essa homenagem que eu recebo aqui... Posso continuar não recebendo mandados, mas sigo participando e permaneço na direção da Aojustra. Na Fenassojaf, eu me mantive à disposição da atual diretoria. Contem comigo para o que precisar e aquilo que eu puder contribuir. Espero revê-los sempre. Muito obrigado, vocês são os meus parceiros de vida e de caminhada”.    

A Assojaf-MG se orgulha de ter feito parte da gestão de Neemias Freire, um companheiro que sempre se destacou por ser parceiro de lutas, amigo de todas as horas. Contribuiu imensamente nas gestões da Assojaf-MG.

Os Oficiais de Justiça de Minas Gerais veem Neemias como um exemplo de colega e amigo. Ele sempre terá um espaço de afeto e admiração nesta entidade.

Parabéns Neemias Freire! Que esta seja uma nova fase repleta de sonhos renovados e bons amigos.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações da Fenassojaf