17/03/2022

16M: Servidores lotam Esplanada dos Ministérios em dia nacional de luta pela recomposição salarial



Servidores e servidoras de diversas regiões do país ocuparam o canteiro central do Ministério da Economia, na manhã desta quarta-feira (16), em protesto à falta de resposta do governo em negociar a pauta de reivindicações da categoria. 

O ato nacional é o ultimato do conjunto dos servidores ao Poder Executivo que insiste em negligenciar o pleito das categorias. É promessa de todo funcionalismo público entrar em greve a partir da quarta-feira (23), caso continuem sendo desprezados.

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram pauta de reivindicações no Ministério da Economia em 18 de janeiro e até o momento não houve devolutiva governista em atender os trabalhadores e trabalhadoras da Administração Pública. 

O documento pede recomposição salarial imediata de 19,99% (referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro); arquivamento da PEC 32/2020 e a revogação da Emenda Constitucional 95.

A pressão vai continuar: a partir desta quinta-feira (17), servidoras e servidores públicos farão vigília em frente ao Ministério da Economia no sentido de forçar a implantação da Mesa de Negociação.

Fonte: Fenajufe, editado por Caroline P. Colombo